Melhor Leite para Recém Nascido em 2024: Guia de Fórmulas

por

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo descontos de até 50% em uma variedade de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


O leite desempenha um papel importante para o desenvolvimento inicial dos bebês, e a escolha adequada pode impactar significativamente sua saúde e crescimento. Para muitos pais e famílias, a fórmula é uma alternativa valiosa quando a amamentação não é possível, atendendo às necessidades nutricionais do bebê de maneira equilibrada e completa. 

Além de fornecer proteínas, carboidratos e gorduras essenciais, muitas fórmulas são enriquecidas com vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, como o DHA, cruciais para o desenvolvimento cerebral e visual.  

Com isso, é importante revisar as fórmulas e características para escolher o melhor leite para recém nascido.

A lista a seguir conta com indicações de leite para recém-nascido e informações para garantir uma escolha dentro do que o bebê precisa.

Os melhores leites para bebês recém-nascidos em 2024

1

Melhor Leite de Bebê no geral

Nan Supreme 1

2

Melhor Leite para Recém-Nascido

Fórmula Infantil Aptamil Profutura 1 Danone Nutricia

3

Melhor Leite para Bebê de 0 a 6 meses

Danone Nutricia Aptamil Premium 1

4

Melhor Leite para Menos Gás no Bebê

Fórmula Infantil Aptamil Profutura Gold 1

5

Melhor Leite Custo e Benefício

Fórmula Infantil Nestogeno 1

6

Melhor Leite para Evitar Refluxo

Fórmula Infantil Nan A.R

7

Melhor Leite para Bebê que Chora Muito

NAN Comfor 1

Como escolher o leite ideal para meu bebê?

Existem várias opções de leite disponível no mercado, com características específicas para cada necessidade. Algumas dessas características são a idade, tipos de leite para evitar refluxo, custo x benefício e fórmula.

Para garantir a melhor escolha, já que este alimento é essencial para o crescimento e fortalecimento do bebê, aqui vão algumas dicas para achar a opção correta. 

Verifique a indicação Etária no rótulo 

Uma importante etapa para escolher o leite ideal é verificar a indicação etária no rótulo. As informações presentes no rótulo orientam sobre para qual faixa etária o produto é destinado. 

Muitas fórmulas terão uma indicação específica, como “adequado para recém-nascidos até 6 meses” ou “adequado para bebês de 6 a 12 meses”. Isso irá garantir que a fórmula entregará o que a criança precisa, a depender da etapa da vida. 

Identifique ingredientes essenciais

Os ingredientes essenciais em um leite ou fórmula infantil variam conforme a idade da criança e as suas necessidades. Contudo, ter alguns nutrientes essenciais é importante para escolher o melhor produto. 

Os principais ingredientes essenciais para identificar na fórmula são: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, gorduras e água. Sempre leia os rótulos com atenção, pois neles também terão informações sobre ingredientes que possam ser alergênicos ou inadequados para a faixa etária. 

O que significa as siglas nos rótulos?

As siglas representam informações importantes sobre os ingredientes, composição, processamento e diretrizes de uso. A interpretação correta das siglas nos rótulos de fórmulas para recém-nascidos é essencial para escolher o produto adequado e que atenda às necessidades do bebê.

A seguir listo algumas das principais siglas, explicando o significado, as vantagens delas para o bebê e sua importância na fórmula. 

DHA, ARA, e EPA

As siglas DHA, ARA e EPA trata-se de ácidos graxos ômega-3. O DHA é o Ácido Docosahexaenoico, importante durante o período de gestação, amamentação e nos primeiros anos de vida. Ele desempenha papel fundamental no desenvolvimento e funcionamento do cérebro, na saúde visual e na função do sistema nervoso.

O ARA (Ácido Araquidônico) também é considerado um componente essencial para a dieta de bebês e crianças, já que beneficia o sistema imunológico. O EPA (Ácido Eicosapentaenoico) é benéfico para a saúde do coração.

Por desempenhar papéis importantes na saúde e desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso, especialmente em bebês e crianças, é essencial tê-los na composição, já que o corpo humano não consegue produzi-los em quantidades adequadas.

Sigla A.R

A.R significa “Anti-Regurgitação” ou “Anti-Refluxo”. Quando os produtos são marcados como “A.R.”, significa que são formulados para reduzir ou minimizar o refluxo gastroesofágico. O refluxo, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, muitas vezes causa desconforto em bebês que sofrem desse problema.

Sigla S.L

A sigla S.L indica as opções de alimentos que contém uma fórmula sem lactose. A intolerância à lactose é a incapacidade do corpo de digerir adequadamente a lactose. 

Para aliviar os sintomas desconfortáveis que a ingestão pode trazer para o bebê, como dor abdominal, cólicas, inchaço, gases e diarreia, o ideal é procurar por fórmulas que contenham esta sigla. 

Quais são os tipos de fórmula infantil para meu bebê?

Existem várias opções de leite para bebês, sendo a escolha final determinada por fatores já listados, como a idade, saúde ou preferência. Aqui estão alguns tipos de leite que você pode considerar para o seu bebê:

Fórmula de bebê baseada no Leite

Uma fórmula de bebê baseada no leite substitui o leite materno, desenvolvido para atender às necessidades nutritivas dos bebês que não podem ser amamentados. Essas fórmulas são feitas com base na proteína do leite de vaca, passando por alguns processos até se tornar de uma consistência digerível para os bebês.

As fórmulas de bebê à base de leite são uma alternativa para a amamentação ou para situações em que a mãe não pode amamentar. Essas fórmulas se assemelham ao leite materno em termos de nutrientes e são uma fonte de nutrição essencial para bebês que não estão sendo amamentados. 

Fórmula de bebê hidrolisada

Algumas fórmulas são hidrolisadas, o que significa que as proteínas do leite são quebradas em pedaços menores. Isso pode ser útil para bebês com maior risco de alergias alimentares. Essa é uma alternativa especial para bebês que possuem alergia à proteína do leite de vaca ou que possuem problemas digestivos. 

Existem duas principais fórmulas hidrolisadas, a proteína extensamente hidrolisada, em que as proteínas do leite são quebradas em fragmentos muito pequenos para eliminar a chance de reação alérgica, e a fórmula de aminoácidos, em que as proteínas são quebradas individualmente e é recomendada para bebês com alergias ou problemas de saúde graves. 

Fórmula de bebê orgânica

As fórmulas orgânicas geralmente evitam o uso de aditivos e ingredientes artificiais não autorizados em alimentos orgânicos, como corantes, aromatizantes e conservantes sintéticos. Também possuem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. 

Essas fórmulas tendem a garantir a qualidade dos ingredientes e diminuir a exposição a produtos químicos que podem ser prejudiciais. Elas podem ser feitas com base em leite de vaca ou através de ingredientes orgânicos, como proteínas vegetais. 

Fórmula de bebê baseada em soja

As fórmulas à base de soja são uma excelente alternativa para substituir as fórmulas de leite de vaca, indicada para bebês com alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose. Essas fórmulas são formuladas para fornecer nutrição essencial para bebês.

Embora sejam projetadas para fornecer uma opção nutritiva para bebês que não podem consumir proteínas lácteas, nem todos os bebês se adaptam bem à fórmula, já que podem ter sensibilidade à soja. 

Fórmulas especiais de bebê

As fórmulas especiais de bebê são projetadas para atender as especificações de saúde, desenvolvimento ou condições alimentares dos bebês. Alguns exemplos de fórmulas especiais: fórmulas para prematuros, para alergias alimentares ou refluxo. 

As mais comuns são as fórmulas hidrolisadas, como citado anteriormente, pois diminui os riscos de alergias ou sensibilidade à proteína do leite de vaca. Fórmulas anti refluxo, que minimizam o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Fórmulas para prematuros ou bebês de baixo peso, que são enriquecidas com nutrientes adicionais. 

Também tem as fórmulas para Galactosemia, já que como bebês com galactosemia não conseguem metabolizar a galactose, um açúcar presente no leite, essas fórmulas específicas são desenvolvidas para atender às necessidades desses bebês. Fórmulas para Intolerância à Lactose, projetadas para bebês que têm dificuldade em digerir a lactose. 

Todas elas pensadas nas individualidades de cada bebê e buscando se aderirem ao que os recém-nascidos precisam. 

Nan Supreme 1

Melhor leite de bebê no geral

Nan Supreme 1

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: DHA e ARA

Contém: Prebióticos

Quantidade: 400 e 800 gramas

Informações sobre alérgenos:  Não contém glúten

Ingredientes especiais: O produto não contém látex natural

Vantagens

  • Possui vitaminas essenciais
  • Fácil adaptação para os bebês
  • Indicada pelos pediatras

Desvantagens

  • Valor alto comparado com outras fórmulas

Esta fórmula foi feita para recém-nascidos de 0 a 6 meses. Para quem está buscando uma fórmula boa, bem avaliada no mercado e que atenda a várias necessidades, este é o melhor leite de bebê no geral.

A fórmula contém prebióticos, DHA, ARA e nucleotídeos. Esses aditivos ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso, mais precisamente no funcionamento do cérebro, na saúde visual e na função do sistema nervoso.

É uma fórmula fácil de dissolver e geralmente os bebês se adaptam fácil a ela. Por isso, é uma das melhores opções no mercado.


Fórmula Infantil Aptamil Profutura 1 Danone Nutricia

Melhor leite para recém-nascido

Fórmula Infantil Aptamil Profutura 1 Danone Nutricia

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: DHA e ARA

Contém: Prebióticos

Quantidade: 400 e 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten

Ingredientes especiais: o produto não contém látex natural

Vantagens

  • Custo-benefício 
  • Fácil adaptação para os bebês
  • Componentes exclusivos na fórmula

Desvantagens

  • Pode ocorrer constipação estomacal
  • Nem todos os bebês se adaptam

Aptamil Profutura, da Danone, é uma fórmula infantil de início, que foi cuidadosamente desenvolvida para bebês recém-nascidos até os seis meses.  Bem avaliada, conta com uma série de proteínas e componentes essenciais para o desenvolvimento da criança. 


Esta fórmula em pó é elaborada a partir de proteínas lácteas e é enriquecida com níveis apropriados de ácidos graxos essenciais, como DHA e ARA. Sua composição inclui exclusivos prebióticos Danone Nutricia, que promovem a saúde mental, contribuem para ossos saudáveis e são benéficos para o sistema digestivo. 

Ela é cuidadosamente formulada com micronutrientes específicos para atender às necessidades nutricionais da criança. Entre os nutrientes presentes estão as vitaminas A e C, ferro, zinco, entre outros essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê.


Danone Nutricia Aptamil Premium 1

Melhor leite para bebê de 0 a 6 meses

Danone Nutricia Aptamil Premium 1

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: DHA e ARA

Contém: Prebióticos

Quantidade: 400 e 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten

Vantagens

  • Custo-benefício 
  • Fácil adaptação para os bebês
  • Componentes exclusivos na fórmula

Desvantagens

  • Relatos maternos descrevem a ocorrência de prisão de ventre.

A fórmula infantil em pó Aptamil Premium 1 foi especialmente desenvolvida para bebês com até 6 meses. 


Ela é elaborada a partir de proteínas lácteas não processadas, apresentando uma composição única que incorpora DHA e ARA em proporções ideais para esta fase de crescimento crucial. A fórmula inclui probióticos exclusivos que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento, contribuindo de várias maneiras para a saúde mental, força dos ossos e a funcionalidade gastrointestinal.

O produto também contém nucleotídeos, bem como níveis ajustados de vitaminas A e C, juntamente com os minerais Ferro e Zinco. De fácil adaptação para os bebês e com muitos nutrientes fundamentais para um crescimento saudável.


Fórmula Infantil Aptamil Profutura Gold 1

Melhor leite para menos gás pro bebê

Fórmula Infantil Aptamil Profutura Gold 1

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: DHA e ARA

Quantidade: 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten, Leite, Ovos, Peixe

Vantagens

  • Diminui os gases dos bebês
  • Fácil adaptação para os bebês
  • Componentes exclusivos na fórmula

Desvantagens

  • Preço mais elevado

O Aptamil Profutura Gold 1 é uma fórmula infantil em pó projetada para ser usada no início da vida do bebê, recomendada para bebês com idades entre 0 e 6 meses.

Esta fórmula contém proteínas do leite não processadas. Ela também possui prebióticos exclusivos da Danone Nutricia, benéficos para a saúde intestinal. Por isso, evita a geração de gases nos bebês e é uma boa opção para dar menos gás. Sua adaptação é bem aceita e contém probióticos essenciais.


Fórmula Infantil Nestogeno 1

Melhor leite custo e benefício

Fórmula Infantil, Nestogeno 1

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: Prebióticos

Quantidade: 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten

Vantagens

  • Boa relação Custo & benefício 
  • Fácil adaptação para os bebês

Desvantagens

  • Não contém DHA e ARA

A fórmula infantil Nestogeno 1 é indicada para bebês de 0 a 6 meses. Enriquecida com prebióticos, possui textura de fácil dissolução e é bem aceito pelos bebês.

Uma opção mais barata, mas que não deixa de entregar os nutrientes que o recém-nascido precisa, com prebiótico, ferro e vitaminas. Se torna um bom custo x benefício pelo seu preço e boas avaliações.


Fórmula Infantil Nan A.R

Melhor leite para evitar refluxo

Fórmula Infantil Nan A.R

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: Prebióticos, DHA e ARA

Quantidade: 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten

Vantagens

  • Diminui o refluxo
  • Fácil adaptação para os bebês

Desvantagens

  • Por ser mais espessa, a dissolução é difícil.

A fórmula infantil A.R (anti-regurgitação) é uma opção projetada para bebês que tendem a regurgitar com frequência após as refeições. Essa fórmula é formulada de maneira especial para reduzir o refluxo gastroesofágico, que é quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago.

Pensando nisso, a Fórmula Nan A.R é indicada em casos em que os bebês apresentam regurgitação e refluxo gastroesofágico. Formulada para bebês de 0 a 6 meses. Geralmente, a fórmula A.R é mais espessa do que outras fórmulas infantis convencionais, o que pode ajudar a manter o alimento no estômago, minimizando o refluxo. Isso pode proporcionar conforto ao bebê e reduzir a irritação do esôfago.


NAN Comfor 1

Melhor leite para bebê que chora muito

NAN Comfor 1

Indicação etária: Para bebês de 0 a 6 meses

Contém: Prebióticos, DHA e ARA

Quantidade: 400 e 800 gramas

Informações sobre alérgenos: Não contém glúten

Vantagens

  • Fácil adaptação para os bebês
  • Previne desconfortos intestinais

Desvantagens

  • Preço elevado em comparação com outras marcas

Algumas marcas são formuladas para reduzir cólicas e desconforto abdominal. Essas fórmulas podem conter proteínas parcialmente hidrolisadas ou outros ingredientes que são mais suaves para o sistema digestivo.

A Nan Comfor 1 é uma boa opção para bebês que choram pelo desconforto de gases, cólicas ou porque não se adaptaram a outras fórmulas. 

Possui as principais proteínas para garantir um crescimento saudável e sem desconforto. Também é indicada para prevenir ou tratar a constipação intestinal, pois melhora o funcionamento do intestino do bebê.


Quanto de leite devo dar para o meu bebe?

A quantidade de leite que vamos dar vai depender da idade da criança e das necessidades individuais de cada um. 

O leite para bebê tem o intuito de providenciar o mesmo valor nutricional do que o leite materno. 

Por isso é sempre bom comparar o quanto de leite materno o bebê estava tomando e dar mais ou menos a mesma quantidade de leite de pote. 

Nas primeiras semanas de vida do recém nascido, normalmente ele toma de 60ml a 90ml de leite a cada 3 ou 4 horas. [1]

Quando o bebê vai crescendo ele vai começando a tomar mais leite e o espaço de tempo vai aumentando chegando a mamar 4 ou 5 vezes por dia. 

Os bebês precisam ingerir de 80 a 100 calorias por kilo em que pesam. 

É engraçado porque bebês tem tipo um “reloginho interno” sabendo exatamente quando tem fome e quando estão satisfeitas. 

Isso quer dizer que os bebês naturalmente conseguem identificar a necessidade de crescimento só por ouvirem sua fome e sua saciedade. 

Caso o seu filho não escute sua fome ou perca a hora de comer, ai vale a pena alguns cuidados na hora de acordar o bebê para amamentar.

Qual a Diferença Entre Fórmula Infantil e Composto Lácteo?

As fórmulas infantis e os compostos lácteos são produtos alimentares para bebês, mas eles têm diferenças significativas em termos de composição, nutrição e propósito. 

Fórmula Infantil se assemelha ao Leite Materno

As fórmulas infantis são projetadas para se assemelhar ao leite materno em termos de composição nutricional. Elas são formuladas para fornecer os nutrientes essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável de bebês que não são amamentados.

Compostos lácteos são produtos à base de leite

Os compostos lácteos são produtos à base de leite, mas a composição nutricional pode ser diferente das fórmulas infantis. Eles podem conter menos nutrientes essenciais e podem ser enriquecidos com outros ingredientes, como vitaminas e minerais.

Qual a Diferença Entre Fórmula Infantil e Leite Materno?

A diferença entre fórmula infantil e leite materno é relevante em termos de composição, nutrientes, benefícios e origem. 

As fórmulas infantis são produtos fabricados e projetados para se assemelhar ao leite materno em termos de composição nutricional. Elas são feitas combinando diversos ingredientes para fornecer os nutrientes essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

O leite materno é um alimento naturalmente produzido pelas mães e é especificamente adaptado às necessidades do bebê em diferentes estágios de desenvolvimento. A composição do leite materno varia ao longo do tempo para atender às necessidades nutricionais em evolução do bebê.

Qual o melhor leite para recém-nascido?

O melhor leite para recém-nascido é a Fórmula Infantil Nan Supreme 1, pois sua fórmula garante os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê. Além disso, é bem aceita e de fácil adaptação. Contudo, é importante ver as especificações e se o seu bebê não possui alergias que impeça o uso desta fórmula.

A escolha da melhor fórmula de leite para um recém-nascido pode depender de vários fatores, incluindo a saúde do bebê, histórico médico, possíveis alergias, preferências pessoais e orientações do pediatra. 

Existem várias opções de fórmulas infantis no mercado, e a melhor escolha deve ser feita com base em orientações médicas e nas necessidades específicas do bebê. É essencial ter as proteínas e as gorduras indispensáveis para o crescimento saudável do recém-nascido, como os ácidos  DHA e ARA.

Escolhendo a Fórmula Infantil Nan Supreme 1 o bebê se desenvolverá de maneira sadia. A longo prazo, o bebê crescerá saudável, garantindo todas as vitaminas que precisa e ganhando o peso ideal para seu fortalecimento e crescimento. 

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo até 50% de descontos em de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


Marcia Toledo

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.