Grávida pode usar lubrificante? Guia 2024

por

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo descontos de até 50% em uma variedade de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


O sexo ainda é um assunto considerado tabu na vida de muitas mulheres, principalmente as mulheres que estão grávidas. 

Pouco é falado sobre o assunto e ainda existem muitos mitos acerca do sexo na gravidez, o que complica mais ainda a mulher grávida ter certas informações.

E uma dúvida frequente é sobre o uso do lubrificante durante a gravidez e se grávida pode usar lubrificante ou não.

gravida pode usar lubrificante

Por essa razão,em uma consulta médica perguntei se tinha problemas da grávida usar lubrificante, e quais eram os mais recomendados.

Então, no artigo de hoje, vou te contar se grávida pode usar lubrificante e quais são os melhores para essa fase, então para saber mais é só ler abaixo!

Grávida pode usar lubrificante?

Muitas gravidinhas acabam se perguntando se o lubrificante pode ser utilizado durante as relações.

O sexo durante a gravidez é um tabu, que ainda é muito mal falado e comentado sobre na gravidez, além de ser um assunto considerado “vergonhoso” para as grávidas perguntarem.

E quando são informadas que pode sim ter relações sexuais durante a relação vem mais uma sombra de dúvidas se pode isso e não pode aquilo.

É importante que todas as mulheres fiquem muito bem informadas sobre os assuntos das relações sexuais durante a gravidez.

Uma das maiores dúvidas é se a grávida pode usar lubrificante, e a resposta é sim!

Algo que deve ser comentado também é que o sexo na gravidez pode ser um fator de risco para um grupo especifico de mulheres, aquelas que tem placenta prévia. 

A placenta prévia é quando a placenta está presa (implantada) sobre a abertura do colo do útero, e com a penetração isso pode ser um risco. 

Mas, fique tranquila, que caso tenha algum risco, o seu médico irá te avisar.

Usar lubrificante na gravidez faz mal?

A dúvida mais recorrente na questão acima é se usar lubrificante na gravidez faz mal.

É claro que não, inclusive é muito recomendado para qualquer relação sexual o uso do lubrificante já que ajuda na fácil penetração.

O sexo na realidade faz bem para a gestante, que quando sente prazer libera hormonios de prazer para o bebê que o deixa se sentindo bem e confortavel assim como a mãe.

Um mito muito frequente é se durante a relação sexual o bebê é machucado ou se ocorre alguma coisa com ele, e não acontece nada com o bebê e ele não é afetado de nenhuma forma.

Acontece apenas o que citei acima, o bebê sente prazer assim como a mãe e ele fica bem, então os dois (mãe e bebê) saem felizes.

Além disso, a relação sexual é recomendada, pois ajuda muito as mamães que querem optar pelo parto normal, e também para aliviar o estresse.

lubrificante faz mal para gravidas

Qual lubrificante grávida deve usar?

É claro que o lubrificante é permitido, mas não qualquer tipo de lubrificante, então fique muito atenta na hora de fazer a escolha de qual irá usar.

Os lubrificantes indicados para grávidas são os feitos a base de água, já que são mais naturais e não agridem tanto o organismo da mãe.

Além desse tipo de lubrificante a base d’água pode ser utilizado também lubrificantes totalmente naturais como o óleo de coco e também a vaselina.

Lembrando, que esses acima (óleo de coco e a vaselina) não devem ser usados com camisinha, pois acabam estragando-a, podendo fura-la ou rasgá-la.

Pois, a camisinha protege de doenças sexualmente transmissíveis, então deve-se tomar cuidado. 

Conclusão

Agora que chegou até aqui no final deste artigo, tenho certeza que já tem as respostas para a sua pergunta, sobre se grávida poderia ou não usar lubrificante.

A relação sexual durante a gravidez é totalmente permitida, somente em alguns casos há restrições, e se você for uma delas o seu médico irá te dizer.

O lubrificante pode sim ser usado, como é recomendado, para a melhorar a lubrificação da área, além do mais o mais recomendado são a base de água, por serem mais naturais. 

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo até 50% de descontos em de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.