Grávida pode comer caranguejo? Guia 2024

por

Muitas pessoas têm o costume de comer caranguejo principalmente aquelas que moram no litoral do país. 

Possui um gosto marcante e pode ser comido de várias formas, desde tira gosto e até mesmo como prato principal.

E muitas gestantes tinham o costume de comê-lo antes da gravidez e agora se perguntam se grávida pode comer caranguejo e se existe alguma contraindicação.

gravida pode comer caranguejo

Então, depois de muita pesquisa e conversas com especialistas, vim te falar as opiniões deles se grávida pode comer ou não caranguejo, para saber tudo é só ler até o final com atenção!

Grávida pode comer caranguejo?

Em épocas de verão, ou em locais tropicais, temos o costume de fazer consumo de peixes e frutos do mar.

Sendo um dos mais famosos o caranguejo, podendo ser servido em vários pratos, incluindo pratos da cultura asiática, como os kani-kama.

Muitas mulheres sabem e são informadas durante a gravidez por exemplo, que peixes e frutos do mar estão estritamente proibidos, mas acabam muitas vezes tendo dúvidas em relação a isso.

O caranguejo é um assunto pouco comentado e também pouco estudado em relação a gestação e o consumo dele durante essa fase, então não há muito sobre o tema.

Isso faz com que muitos médicos nutricionistas ou até na própria internet não diga muito a respeito, porém a resposta é realmente incerta e abaixo te direi o por quê.

É seguro comer caranguejo durante a gravidez?

Geralmente é receitado para as mulheres grávidas ou as que estiverem amamentando, e também crianças menores de três anos que é importante ter um cuidado maior com o consumo do mercúrio presentes em frutos do mar.

O mercúrio pode causar problemas para os sistemas nervoso, digestivo e imunológico, além de afetar pulmões, rins e olhos. Por isso, a decisão de comer esse tipo de alimento já muda, já que oferece riscos para gestação e o bebê.

Mas quando falamos de caranguejo, por exemplo, fica a dúvida mais marcante, será que é seguro comer caranguejo durante a gravidez?

Muitos afirmam que não, isso para evitar qualquer possível contágio de qualquer doença que existe do animal com a mulher grávida.

Porém, os estudos dizem que em casos de que o caranguejo seja bem limpo, cozido e totalmente garantido que teve uma boa higiene antes do preparo não há problema algum em comê-lo.

Mas, você deve levar em consideração, de qualquer modo, o nível de mercúrio, já que em excesso faz mal, então o recomendado é comer moderadamente.

pode dar caranguejo para grávida

Caranguejo traz benefícios para a gravidez?

Uma grande dúvida é se o caranguejo pode trazer benefícios para a gravidez, e sim, ele tem alguns benefícios para a gravidez, como:

  • Ômega 3: é rico em ômega 3 nutriente que ajuda a combater reações inflamatórias e coagulação sanguínea, também  é capaz de regular o colesterol e ter ação anti-inflamatória, e prevenir doenças crônicas;
  • Cálcio e fósforo: também presente no caranguejo, o cálcio e o fósforo ajudam na formação, fortalecimento e manutenção dos ossos do corpo;
  • Vitamina B2: é rico em vitamina B2, que ajuda o corpo a ter energia, sendo ótimo para começar uma rotina de atividades físicas;
  • Possui ferro e fibras: Ajudam a melhorar e tratar anemia e manter o corpo saudável, pois melhora e fortalece o bom funcionamento do sistema digestivo e outros sistemas do corpo.

Conclusão

Como você acabou de ver, esse assunto ainda é um pouco controverso pelos especialistas, se grávida pode ou não comer caranguejo.

Ele possui, sim, alguns nutrientes que fazem bem para a gestante, mas há que ter cuidados na hora de consumi-lo como uma boa higienização e cozimento no caranguejo. 

A melhor resposta que você terá é indo ao seu médico e nutricionista para perguntar se você pode ou não comê-lo, se há algum tipo de restrição no seu caso ou não.

E claro, tudo em excesso faz mal, e nesse caso não é diferente, caso haja liberação por parte do seu médico deve-se consumir moderadamente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.